Em Piquet Carneiro agricultores mostram o sucesso na produção sem agrotóxicos

Em Piquet Carneiro agricultores mostram o sucesso na produção sem agrotóxicos

Os agricultores familiares da comunidade de Mororó, no distrito de Catolé da Pista, na zona rural de Piquet Carneiro, deram uma pausa nos trabalhos para mostrarem a um grupo de visitantes o sucesso no campo com a produção de verduras e hortaliças sem o uso de agrotóxicos ou insumos de origem industrial. Eles contam com a assistência de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e da Secretaria Municipal da Agricultura Familiar.

No dia especial os pequenos produtores receberam o presidente da Ematerce, engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, acompanhado do gerente regional do Sertão Central Albany Rangel, além dos gerentes locais de Quixeramobim, de Quixadá de Senador Pompeu de Solonópole e técnico de Piquet Carneiro além dos extensionistas de Quixeramobim.

Em Piquet Carneiro agricultores mostram o sucesso na produção sem agrotóxicos

Na comitiva também participaram os engenheiros agrônomos do centro gerencial da Ematerce, Josualdo Justino Alves e José Willian Aquino de Sousa e ainda o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Augusto de Souza Júnior, e representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os técnicos Marcelo Nunes e José Rui.

Um dos produtores, o agricultor familiar Adriano de Lima, disse estar satisfeito com o sucesso do seu empreendimento agrícola familiar. Os preços praticados são melhores, pois os produtos orgânicos são vendidos com um preço até 30% acima dos que são produzidos pelo outro sistema. Ele disse ainda estar tirando uma renda de até R$ 1.100,00 por mês. “Nunca ganhei isso fazendo agricultura, principalmente numa época de grande dificuldade que atravessamos com a seca, que já perdura por três anos”, disse satisfeito.

Outro agricultor familiar Francisco Adriano de Lima, 37 anos, trabalha numa área de terra pertencente ao pai, Raimundo Adriano Moreira, 74 anos. Juntos estão produzindo pimentão, alface, cebolinha, coentro, abobora, banana, manga, maracujá e mamão, sem o uso de nenhum tipo de agrotóxico. Toda a produção é comercializada com o apoio das ações do PAA, PNAE e Prefeitura de Piquet Carneiro, afora os consumidores da cidade, que preferem consumir produtos orgânicos. Estão satisfeitos com o sucesso.

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, ressaltou que o trabalho do agricultores só está sendo possível graças à utilização da água de um açude inteligente que possui na comunidade. “É por isso que defendemos a construção, ampliação e o desassoreamento dos açudes inteligentes, no sentido de que garantam água para a execução dos projetos de agricultura irrigada, como esse que estamos assistindo”, ressaltou. Fotos > Crisanto Teixeira/Diário do Sertão Central.


EmoticonEmoticon