Morre no Nordeste Marinho Chagas, melhor lateral-esquerdo da Copa de 1974

Morre no Nordeste Marinho Chagas, melhor lateral-esquerdo da Copa de 1974
Marinho sempre teve uma vida polêmica, cercado de muita bola e muita farra. Após encerrar a carreira de jogador, passou a se enveredar pela bebida. Na sexta-feira foi internado com uma hemorragia e acabou morrendo neste domingo.

Batizado Francisco das Chagas Marinho e nascido em Natal-RN, o ex-craque estava com 62 anos. Nos últimos anos vinha sobrevivendo com cachês para participar de eventos e por este motivo estava em João Pessoa no meio desta semana, quando teve uma hemorragia digestivo e acabou internado, vindo a falecer na manhã deste domingo. O enterro de Marinho Chagas será nesta segunda-feira em Natal, onde sempre morou.

Melhor lateral do mundo

Marinho Chagas começou a jogar bola no pequeno Riachuelo. Com cabelos loiros e longos, e um futebol diferente e ofensivo para os laterais da época, logo chamou a atenção do ABC-RN e continuo evoluindo até chegar no Náutico-PE.

Após firmar-se no Náutico foi contratado pelo Botafogo em 1972 e teve seu futebol reconhecido e passou a ser o lateral esquerdo da Seleção Brasileira e na Copa de 1974, na Alemanha, com seu estilo agressivo de apoiar, foi considerado o melhor lateral do mundo.

Em seu auge na carreira, no momento em que o então presidente do Fluminense, Francisco Horta, promovia troca de jogadores entre as equipes cariocas, Marinho foi para o Fluminense formando na “máquina tricolor” da década de 1970.

Em uma época somente grandes jogadores do Brasil iam para o Exterior, Marinho foi negociado com o Cosmos, do Estados Unidos, jogando ainda no Strikes.

Marinho Chagas não se adaptou no futebol americano e voltou ao Brasil para jogador no São Paulo, onde continuou sua carreira de grandes conquistas, mas já aparecendo o declínio.

Do São Paulo foi para o Bangu-RJ, na época time de dinheiro e passou pelo modesto Harlekin na Alemanha, Fortaleza e América de Natal, onde encerrou a carreira em 1986.


EmoticonEmoticon