Governador lança programas e anuncia novidades no Interior

 Governador lança programas e anuncia novidades no Interior

O governador do Ceará, Camilo Santana, lançou neste 19 de março, dia de São José, padroeiro deste Estado, a terceira etapa do Projeto São José e o Programa Água para Todos. O anuncio desses programas ocorreu nas cidades de Tauá, Quixeramobim e Brejo Santo, respectivamente. 

Uma das novidades ficou por conta do Projeto de Reuso da Água, com a implantação desse modelo na comunidade rural de Riacho Verde, em Quixadá e no Sítio Fortuna, em Mombaça. Quando a implantação das unidades nesses polos territoriais for concluída serão construídas mais quatro no Riacho Verde e outras cinco em Mombaça. No total 14 territórios estão sendo contemplados.

A outra novidade durante a programação governamental comemorativa ao dia de São José foi a realização de um leilão reverso, na próxima terça-feira, 24, na Assembleia Legislativa. Conforme Camilo Santana, qualquer empresa especializada na perfuração e manutenção de poços profundos, como também na implantação de redes de abastecimento poderá participar. 

Vencerá a que apresentar o menor preço. No total o Governo do Estado pretende contratar os serviços para instalação de estações de bombeamento e de redes em 1.500 poços já perfurados e a perfuração da mesma quantidade de poços nas zonas rurais do Estado afetadas pela estiagem prolongada.

Em Quixeramobim, Camilo Santana não escondeu a sua preocupação com a grave estiagem pela qual o Estado está passando. Por esse motivo no início do seu governo, sua atenção está concentrada no amparo as cidades atingidas pelo colapso de água. “Embora a média histórica das chuvas no Ceará sejam de 800 milímetros por ano, foram menos de 500 nos últimos dois anos e as análises do nosso órgão oficial de meteorologia, a Funceme, ainda apontam para abaixo da média este ano. Por esse motivo estamos investindo R$ 40 milhões em ações para garantir água para quem está sendo afetado”, ressaltou o governador.

Mesmo assim, o dia foi de festa, com a assinatura de termos de adesão do Programa Garantia-Safra, entrega de sementes do Projeto Hora de Plantar e de cartas de crédito para convênios com associações de agricultores. Acompanhado de vários secretários, dentre eles Dedé Teixeira, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco Teixeira, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Osmar Baquit, da Secretaria de Pesca e Aquicultura, e ainda de lideranças políticas, prefeitos e vereadores, o governador também fez a entrega de cartas de crédito para convênios com associações de agricultores e de títulos de terra para trabalhadores rurais.*Por DN


EmoticonEmoticon